Na tarde de 8 de maio de 2025, a Igreja vive a alegria da eleição do novo Sucessor de Pedro: Sua Santidade o Papa Leão XIV.
Eleito pelo Colégio de Cardeais reunido em conclave, Leão XIV assume a missão de guiar a Igreja com sabedoria, fé e coragem em tempos desafiadores e esperançosos. Como Vigário de Cristo na Terra, ele se torna sinal de unidade para todos os católicos e um farol de esperança para o mundo.
Leia na íntegra o seu primeiro pronunciamento como Papa e se emocione com as suas palavras:
“Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que esta saudação de paz entrasse em nossos corações, em suas famílias, em todas as pessoas, onde quer que estejam, em todos os povos, em toda a terra. A paz esteja com você. Esta é a paz de Cristo ressuscitado. Uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante. Vem de Deus. Deus que ama a todos incondicionalmente.
Ainda mantemos nos nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa, de papa Francisco que abençoava Roma. O papa que abençoava Roma dava sua bênção ao mundo inteiro naquela manhã no dia de Páscoa. Permitam-me dar seguimento aquela mesma bênção. Deus nos ama, Deus ama a todos, e o mal não vai prevalecer. Todos estamos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus e uns com os outros, sigamos em frente. Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa da sua luz, a humanidade precisa dele como ponte entre Deus e o amor. Nos ajudem a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontro, para sermos um único povo, sempre em paz.
Obrigado, papa Francisco!”