A escola, sem dúvida, é uma instituição fundamental para a sociedade e faz a diferença na vida das pessoas, mesmo as que não têm afinidade com os estudos. Por causa da sua relevância na história da educação no Brasil, foi criado o Dia Nacional da Escola. Essa data é comemorada em 15 de março e foi escolhida pelo Congresso Nacional, mas a história da escola no nosso país começou em 1549, em Salvador, Bahia, por meio dos padres jesuítas Manuel Nóbrega e Rijo Rodrigues. O primeiro professor oficial do país foi o Padre José de Anchieta, canonizado e declarado santo pelo Papa Francisco em 3 de abril de 2014, que ministrava aulas na capital baiana, em uma sala onde também celebrava Missas. A educação jesuítica durou muito tempo no Brasil até que o Marquês de Pombal – na época secretário de Estado de Portugal – expulsou a ordem das terras portuguesas.
A partir daí, a educação passou a ser responsabilidade do Estado. Enfim, após a independência do Brasil, a primeira iniciativa de organizar a educação do país se deu no reinado de D. Pedro I, e aos poucos, a escola foi se estruturando, deixando de ser um espaço de poucos privilegiados e ganhando influência e conquistando seu papel na construção de cidadãos e profissionais para a sociedade.
Hoje, a escola é um espaço de formação integral de alunos e alunas; um meio de despertar a cidadania, garantir direitos, defender a liberdade individual e intelectual de seus frequentadores. A escola é o lugar da educação formal por excelência, e possui o respeito e o reconhecimento da maioria da população, nos lugares onde se encontra.
E quando falamos de escola, nosso coração se alegra pela a história que o Colégio Santa Clara escreveu há mais de um século. Quando as Irmãs chegaram, elas se entregaram inteiramente à acolhida das meninas (logo após os meninos) para a instrução e a formação religiosa e acadêmica. Foram muitos desafios ao longo dos anos: mudanças de épocas, transformações políticas e econômicas no cenário do país; lutas sociais, sem falar na quantidade de alunos(as) que tivemos a alegria de formar! E em todas essas passagens, o Colégio Santa Clara esteve presente lutando pelos valores do evangelho e pela formação digna de todos os estudantes.
Hoje, somos a escola mais antiga de Goiânia – GO, e temos a alegria de fazer parte do crescimento da cidade e contribuir com o despertar de muitos estudantes que pudemos acompanhar. Para nós, a educação não é apenas uma obrigação, mas uma missão. Ela nasce no coração de cada educador e reflete em tudo o que fazemos, todos os dias, em sala de aula e em todo o ambiente escolar.
À instituição escola voltamos o nosso reconhecimento, afirmamos nosso compromisso e dedicamos nossos esforços para que ela continue como referência para a sociedade. Queremos continuar nossa missão de mãos dadas com a família, crendo que circula entre nós o amor de Deus com traços franciscanos de fraternidade e solidariedade. Aos nossos profissionais também dirigimos nossa gratidão porque sem vocês a escola seria apenas paredes sem vida! Mas, com vocês, nossos alunos encontram a orientação e a mediação que eles precisam para enfrentar as demandas do mundo.