Confira os 

Conteúdos

Estratégias e rotina de estudo para a aprovação no vestibular!

Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio ou prestar vestibular para alguma universidade exige um planejamento estratégico e uma rotina de estudo bem organizada. 

Essa programação não pode começar no último ano do ensino médio, mas se intensifica à medida que se aproxima do fim. Imagine quanto tempo um atleta se prepara para disputar as Olimpíadas? A comparação vale também para quem pretende ingressar no curso dos seus sonhos em uma Universidade.

Por isso, se você está no início da jornada ou na reta final, esse material é para você! Comece hoje sua preparação para alcançar a aprovação desejada! Confira este conteúdo.

Rotina de estudo para alcançar o alvo: Enem e vestibulares

Antes de tudo, é interessante lembrar algumas informações sobre os processos seletivos para universidades. Primeiro sobre o Sisu: ele é um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC), através do qual são ofertadas as vagas das universidades públicas e dos cursos de graduação dos Institutos Federais.

Para participar do Sisu, que abre as vagas duas vezes por ano, uma após a divulgação das notas do ENEM e outra, geralmente, em junho, os estudantes precisam ter realizado o ENEM e ter tirado nota maior do que zero na redação.

Depois o Programa Universidade para Todos (Prouni) que utiliza a nota do ENEM desde 2004, e oferece bolsas de estudo integrais ou parciais para estudantes que desejam fazer o curso superior em instituições privadas. 

Outra opção é o Fies, que é o financiamento das mensalidades da faculdade que serão pagas após concluída a graduação. No caso do Fies e do Prouni, a renda familiar bruta, por pessoa, deve ser de até 3 salários mínimos e, não pode zerar a redação do ENEM, a nota deve ter sido superior a 450.

E existem as universidades públicas e privadas que não aderiram ao ENEM e organizam seus exames em datas fixas durante o ano, é o caso da Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Universidade Federal do Paraná (UFPR) etc. Porém, todas precisam de dedicação e uma rotina de estudo do aluno.

A rotina de estudo tem um foco!

Conhecendo as possibilidades para o ingresso nas universidades, agora é preciso uma motivação forte para manter-se firme no foco. Na verdade, a universidade não é o fim em si mesma, mas o meio de se alcançar a realização profissional.

Então, antes de mergulhar em uma rotina de estudos, questione-se sobre seus sonhos profissionais, a famosa frase ‘o que vou ser…’, avalie seu perfil pessoal, procure testes vocacionais, assista a vídeos e converse com pessoas da área.

Ao mesmo tempo, programe seus dias para os estudos e, quanto mais cedo você começar, mais a conquista se torna possível! Agora, veja algumas dicas fundamentais para manter uma rotina de estudos adequada às suas escolhas.

Planeje-se para a prova

Um bom planejamento ajuda a garantir que você dedique tempo suficiente a cada matéria, além de definir metas realistas e alcançáveis para a rotina de estudo durante o ano. Aqui você precisa definir em que universidade deseja ingressar! Essa escolha faz a diferença.

Tente se desconectar

A tecnologia ajuda nas pesquisas dos conteúdos, em vídeo-aulas, no acesso às provas etc. Não é essa tecnologia que precisa de freio, mas as redes sociais e toda comunicação que atrapalha o horário dos estudos.  

Estabeleça um bom local de estudo

Um local de estudo apropriado faz a diferença na hora de garantir a concentração e o foco necessários para aprender e memorizar os conteúdos. Dê preferência a lugares iluminados, com mesa, cadeira e isolamento para evitar distrações e barulhos.

Encontre um método que ajude a aprender

Não existe a rotina de estudo perfeita nem o método milagroso, mas o que melhor se encaixa dentro da sua realidade. Porém, algumas técnicas são conhecidas como:

  • Pomodoro – a técnica Pomodoro divide o fluxo de trabalho em blocos. Você estuda sem parar por 25 minutos – nesse tempo o foco precisa ser total – e depois faz um intervalo de 5 minutos.
  • Revisões – sua memória falha? Então as revisões podem funcionar como ótimas soluções. Depois de estudar uma matéria, faça um resumo dela. A partir dele, fica mais fácil refrescar a memória após alguns dias ou meses.
  • Teste prático – parecido com o simulado, o teste prático tem o objetivo de ajudar a tirar todas as dúvidas. Você mesmo elabora as perguntas sobre os temas que achou mais difícil durante a leitura. Na hora de responder, consulte seus materiais até chegar na solução certa.

Crie um cronograma e rotina de estudo

Para colocar em prática a rotina de estudos não pode faltar um cronograma. Para isso, você deve estabelecer metas diárias, semanais e mensais de acordo com o tempo de estudo que você dedica a cada dia e cumprir o que foi organizado.

Faça simulados e provas anteriores

Fazer simulados e provas anteriores é uma das melhores maneiras de se preparar para o exame de vestibular e não esqueça de responder questões da universidade que você deseja ou do próprio ENEM. Essa prática é indispensável na rotina de estudos.

Priorize as matérias mais difíceis

Na rotina de estudos, dê mais tempo às disciplinas mais difíceis, que você tem mais dificuldade e que são peso para sua escolha acadêmica, sem, no entanto, negligenciar nenhuma matéria. 

Treine uma redação por semana

A redação é uma das partes mais importantes dos exames e faz toda a diferença na sua nota final. Uma boa dica é treinar uma redação por semana, seguindo as regras e critérios exigidos por cada instituição.

Descanse entre os estudos

Fechando as dicas de como organizar uma boa rotina de estudo, não esqueça de descansar a mente durante as horas de estudo com pequenos intervalos e ao final de cada semana. 

Conte para isso com atividades físicas, jogos e momentos de lazer com amigos e a família.

Conte com quem investe em seu bem-estar e na sua aprovação!

O Colégio Santa Clara tem a alegria de acompanhar muitos alunos até a universidade ao longo de anos de história. A dedicação dos profissionais, a orientação pedagógica, os projetos para o ensino médio são intensos e têm gerado grandes resultados.

Nossos alunos contam com professores preparados e atualizados sobre as novidades para o ingresso em universidades, além de todo o ambiente de amizade e apoio emocional que eles precisam quanto mais se aproxima o exame admissionais.

Há também a presença de Deus que nos ilumina e abençoa em todos os momentos, juntamente com a intercessão de São Francisco de Assis. Com todo esse apoio, o Colégio Santa Clara introduz nas instituições superiores cidadãos mais sensíveis às realidades humanas e mais comprometidos com as mudanças na sociedade.

Então, venha conhecer nossa proposta! Visite nossas instalações! Acesse nosso site e confira nossa proposta pedagógica, da educação infantil até a universidade!

Leia também: Testemunho de um aluno aprovado no vestibular e sua jornada educacional no Colégio Santa Clara