Colocar os filhos em uma escola católica tem se tornado uma forte tendência educacional no Brasil. Quase toda família conhece alguém que fez essa escolha ou vê tal opção com bons olhos.
Assim, se você deseja dar uma educação mais sólida para os filhos, a partir de valores cristãos, saiba que este artigo vai te ajudar muito. Veja os motivos dessa tendência e uma excelente opção de colégio em Goiânia!
Pais insatisfeitos: uma história cada vez mais comum
Observe se isto já aconteceu com você!
Mariana e João sonhavam em oferecer a melhor educação para os filhos. Sendo assim, escolheram uma escola que parecia ter uma estrutura moderna e tecnologia de ponta.
No início, tudo era perfeito. Com o tempo, porém, o casal começou a sentir que algo estava faltando. Os filhos até estavam aprendendo conteúdos, mas sem desenvolver valores sólidos. O respeito, a empatia e a disciplina pareciam perder espaço para a correria do dia a dia.
Além disso, eles sentiam que a escola não os incluía no processo educativo. As decisões eram tomadas sem diálogo, e o ambiente parecia frio e impessoal. Diante dessa insatisfação, começaram a buscar outras opções de escolas.
E então, identificou-se com a Mariana e o João? A insatisfação com o colégio dos filhos é mais comum do que parece. Confira, a seguir, os principais motivos dessa decepção.
1) Falta de uma educação completa
Muitos pais enfrentam dificuldades para encontrar escolas que ofereçam uma educação verdadeiramente completa.
Algumas escolas focam apenas no desempenho acadêmico, ignorando o desenvolvimento emocional das crianças. Outras evitam abordar valores cristãos, o que faz os estudantes terem dificuldades em desenvolver respeito, empatia e responsabilidade.
No fim, o resultado são alunos preparados para provas, mas não para os desafios do mundo real.
2) Ausência de disciplina no ambiente escolar
O ambiente escolar, que deveria ser um espaço de aprendizado e convivência harmoniosa, muitas vezes se torna palco de desrespeito entre alunos e professores.
Exemplos não faltam: estudantes que interrompem aulas constantemente, desobedecem professores ou desrespeitam colegas.
Sem uma abordagem firme e equilibrada (normalmente encontrada em escolas católicas), a indisciplina cresce, piorando o aprendizado de todos.
3) Foco apenas em vestibulares
Cá entre nós, ter um filho aprovado em um vestibular importante é maravilhoso. Mas isso não pode acontecer às custas de uma boa formação humana.
Diversos colégios focam apenas na preparação para provas, deixando de lado o ensino de virtudes, do pensamento ordenado e do autoconhecimento.
Por exemplo, muitos saem da escola sem saber lidar com frustrações, tomar decisões ou respeitar diferentes opiniões. Uma educação completa deve equilibrar conhecimento acadêmico com valores, preparando os jovens para a vida.
Você precisa conhecer o Colégio Santa Clara!
4) Falta de um senso de pertencimento
É bom demais quando pais, alunos e professores se sentem parte de uma mesma família ou comunidade. Quando isso falta, o ambiente se torna impessoal, e todos passam a se sentir apenas mais um número na instituição.
As consequências dessa ausência de pertencimento podem ser sérias. Sem laços sólidos, os alunos perdem o engajamento e a motivação para ir ao colégio e dar o seu melhor.
Além disso, a falta de eventos, atividades colaborativas e diálogo entre escola e família agravam ainda mais esse distanciamento.
A solução encontrada? Escolas católicas!
Diante de tantos problemas e decepções, os pais estão cada vez mais convencidos de que uma escola católica é a melhor opção para a educação dos filhos.
As razões dessa conclusão são simples. Colégios católicos normalmente possuem:
- Formação integral, ou seja, excelência acadêmica combinada com o desenvolvimento de valores essenciais para a vida.
- Ambiente seguro e disciplinado, respeitando as famílias, os professores e os próprios alunos, a partir de princípios cristãos.
- Ausência de ideologias incompatíveis com os valores familiares, afinal o ensino está alinhado ao que os pais desejam para a formação dos filhos.
- Educação baseada na fé, isto é, o ensino fortalece virtudes presentes no Evangelho, como solidariedade, honestidade e responsabilidade.
- Cultura de acolhimento e pertencimento, pois há laços fortes entre alunos, pais e professores, criando um ambiente harmonioso.
Por todos esses motivos, a escola católica no Brasil ganhou grande destaque. Segundo um estudo da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), os colégios de cunho religioso geraram um grande impacto positivo nos últimos anos.
De acordo com o levantamento, a assiduidade dos estudantes nas escolas católicas é 27 vezes maior do que nas escolas comuns. Além disso, os alunos de colégios religiosos tiraram notas de redação no ENEM quase 20% maiores do que a média de outras escolas privadas e públicas.
Colégio Santa Clara, um referencial em Goiânia
O Colégio Santa Clara certamente é um ótimo exemplo de escola católica na cidade de Goiânia. Fundado em 1922, foi a primeira instituição de ensino do bairro Campinas, o coração da região. No Santa Clara, ensinar vai muito além das salas de aula!
Inspirados por São Francisco e Santa Clara de Assis, o Colégio cultiva valores como generosidade, moral e dignidade. Essa sólida tradição caminha lado a lado com a tecnologia e com uma estrutura diferenciada voltada à inovação.
Da educação infantil ao ensino médio, oferece um ambiente acolhedor, onde aprender é também descobrir, evoluir e sonhar. Cada estudante é chamado a trilhar seu caminho com conhecimento, fé e propósito!
Tudo isso é comprovado quando ex-alunos contam suas histórias com o Colégio Santa Clara. Sobram aprendizados, elogios e boas memórias!
Agende uma visita e veja nossos diferenciais!
Viu só como o Santa Clara é uma escola católica ideal para a educação dos seus filhos? O Colégio está de portas abertas para receber você e sua família!
Você vai aprender como funcionam o Programa Bilíngue e a Proposta Pedagógica e conhecerá toda a infraestrutura do Colégio Santa Clara, como laboratórios, piscina, capela, salas modernas, quadra e muito mais!
Clique abaixo e agende uma visita para o dia e horário que preferir!