As férias são muito esperadas pelas crianças! É o momento de ficar em casa, passear, descansar e sair da rotina escolar. Mas, também, é um momento de aflição para alguns pais que têm que dar conta de tanta energia em casa.
Por isso, selecionamos 7 dicas práticas com atividades simples que podem se repetir ao longo das semanas! Lembrando que não é difícil entreter uma criança, porque elas estão sempre disponíveis para uma nova aventura. Então, confira!
Férias! E agora?
Antes das dicas, é importante relembrar o quanto o ato de brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Além do prazer, brincar estimula a imaginação, a criatividade, contribui para a construção da autoestima e socializa.
Além de que, a brincadeira promove a descoberta de habilidades como a resolução de problemas, o pensamento crítico e é uma oportunidade para desenvolver habilidades emocionais e sociais como cooperação e solidariedade.
Tudo isso se esconde por trás de uma brincadeira? Exatamente! Por isso, não é um acessório no processo educativo, porém uma ferramenta indispensável e de fácil aplicação no desenvolvimento infantil.
E quando se trata de férias, o sinônimo é diversão! Brincar, correr, gastar energia, aproveitar a família, os amigos e ao final contar muitas histórias que nos acompanham durante toda a vida.
7 dicas práticas para aplicar nas férias
Vamos agora ao que interessa! Nosso objetivo é apresentar soluções para que as crianças tenham boas atividades que não custam muito aos pais e nem para os que cuidam delas nas férias.
É interessante conversar com as crianças sobre as férias e criar um pequeno programa com ideias, sugestões, ainda que se repitam, que sejam aplicadas durante a semana. Elas vão se animar e se envolver mais se participarem da elaboração dos dias.
- Brincar de massinha
A massinha é uma brincadeira certeira com crianças de todas as idades nas férias! Inclusive ela pode ser produzida em casa, há várias dicas na internet, e já se torna uma atividade a mais para as crianças.
- Desenhar e pintar
Desenho e pintura não podem faltar nas férias. Para isso, utilize outros materiais, como papel, caixa, cartolina, madeira e até parede! Use tinta, lápis, canetas e deixe a imaginação acontecer. As crianças amam se expressar através da pintura.
- Dia da faxina
Tarefas domésticas ajudam no desenvolvimento das crianças, claro que elas devem ser compatíveis com a idade de cada uma! Mas organize uma pequena faxina no quarto, nas fotos da família e transforme tudo em diversão, sem peso e nem cobrança.
- Sessão de filmes
Assistir a filmes é um compromisso certo nas férias, mas quando se maratona ou temos os acompanhamentos deliciosos, é diferente! Então, promova seu cinema sem sair de casa, escolha um dia ou um fim de semana e as crianças vão se animar.
- Trabalhos manuais em casa
Há muitas formas de arte com materiais reciclados. É até uma maneira de educar para um ambiente mais sustentável. Então, aproveite o que você tem em casa: caixas, garrafas, tecido, miçangas, cordão etc., e deixe que as crianças criem artes e façam objetos diferentes nas férias.
- Passar o dia com os amigos
Férias também são uma ótima oportunidade para estreitar laços de amizade! Assim, programe com os colegas um passeio, uma tarde em casa, um sorvete após o parque, um piquenique ou outra atividade. Será inesquecível!
- Jogos educativos
Os jogos fazem parte da infância! Seja na rua, na quadra, no clube ou em casa como os jogos de tabuleiros e outras modalidades. Um jogo de futebol, por exemplo, anima muitos em casa, diverte os pequenos e cansa bastante. Procure, sobretudo, investir em jogos que colaborem na interação e comunicação das crianças.
Chegando ao final dessa jornada…
As férias também são a oportunidade de novos aprendizados. Assim, unida às brincadeiras, procure associar a leitura de um livro, uma história nova, rever algumas atividades da escola ou até brincar de professor e aluno.
Dessa forma, a criança vai acolher gradativamente a responsabilidade de cuidar de seu próprio aprendizado ainda que esteja de férias, contar histórias novas, aumentar seu vocabulário e construir mais conhecimento.