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Escola e Família: uma parceria cada vez mais fundamental para o diagnóstico precoce!

A parceria entre escola e família no processo de aprendizagem traz inúmeros benefícios. Quando os pais e a escola se dão as mãos, participam, interagem e assumem juntos as responsabilidades do desenvolvimento integral dos filhos e alunos, o processo acontece! 

E, com certeza, este é o sonho da escola e da família: o bom desempenho dos alunos! Para que esse sonho aconteça, é preciso um somatório de ações de ambos os lados, um esforço comum não em busca da perfeição, porém com foco no mesmo objetivo.

Por isso, vamos recordar a importância dessa parceria ao longo do ano, principalmente diante de tantos desafios na aprendizagem que afetam o desempenho dos estudantes.

Por que a parceria entre escola e família interfere tanto no aprendizado?

A gente pensa que não, mas a vida escolar é muito intensa! Às vezes os pais nem aceitam reclamações dos filhos, muito menos notas baixas. E quem nunca disse esta frase: “Seu dever é estudar! Você só faz isso!”. Aí já entram as cobranças e o ajuste de contas!

Isso para não dizer que há tensões, cansaço, correria e frustrações também na vida do estudante, mas quando escola e família caminham juntas e ao lado de estudante, então esse caminho se torna mais prazeroso e os resultados são mais positivos.

Por exemplo, quando os pais acreditam na escola, incentivam as atividades em casa, participam das atividades, reuniões escolares e procuram o diálogo em caso de dúvida, a parceria entre escola e família se fortalece mais. 

Da mesma forma, a escola deve envolver os pais, ter iniciativas para aproximação, dar espaço para sugestões, melhorias, promover o diálogo, e logo o resultado aparece. Todos ganham com essas iniciativas!

Logo, a parceria entre escola e família resulta em um melhor desempenho do aluno e a autoestima dele ganha duas redes de apoio fortíssimas que dão sustentação ao seu aprendizado, ainda que ele tenha qualquer dificuldade com os estudos.

Como fortalecer a relação entre escola e família?

Mesmo com um plano pedagógico consistente, sozinha a escola não é capaz de superar todas as adversidades, oferecer as respostas necessárias e ainda garantir o pleno desenvolvimento de cada criança ou adolescente. A família tem que ser parceira constante.

E há várias estratégias para estreitar a relação entre a escola e a família. Esse envolvimento começa, por exemplo, com o monitoramento da frequência escolar e do processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes. 

Uma participação mais intensa nas rotinas escolares também é bem-vinda, pois essa atitude faz com que os alunos se sintam mais estimulados, empoderados e incentivados. 

Dessa forma, tanto a escola como a família precisam responder às iniciativas que cada uma empreende para melhorar essa parceria.

Vamos citar alguns exemplos: 

  • Diálogo com os familiares e esclarecimento sobre que assuntos os pais ou responsáveis podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem; 
  • Encontros coletivos, como reuniões, ou ainda promover conversas individualizadas para detalhar as particularidades de cada estudante, além de reuniões em grupo sobre as turmas; 
  • Abertura para diálogos construtivos, em horários flexíveis, com profissionais à disposição para tirar dúvidas;
  • Promover oportunidades reais para o envolvimento dos pais e responsáveis, como: projetos, ações ou iniciativas voltadas às datas comemorativas, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, entre outras celebrações.

Assim, como o comprometimento real entre a escola e a família, os filhos, os alunos sentirão o peso da responsabilidade de forma leve, com ar de pertencimento a um grupo e à família. Essas atitudes ajudam na assimilação do processo educativo.

A interação entre família e escola ajuda na identificação de problemas

Além de incentivar uma rotina produtiva para os estudantes, a parceria entre escola e família ajuda na identificação de situações que dificultam o aprendizado dos alunos. Atualmente, é comum encontrarmos crianças e adolescentes com problemas de concentração, por exemplo.

Essa falta de concentração tanto pode ser momentânea como duradoura, mas em qualquer dos casos, a parceria entre a escola e a família é o primeiro passo para observar, investigar e tomar as devidas providências.

Pesquisas revelam, inclusive, o quanto a parceria entre família, professores e escola é importante para uma primeira percepção, para identificar traços, comportamentos recorrentes que pedem uma avaliação mais criteriosa. 

Neste ponto, o diálogo, a abertura, a confiança, a discrição e a busca por soluções de ambos os lados são os primeiros passos. É fundamental que os pais sejam informados sobre qualquer mudança de comportamento antes de qualquer outra pessoa. 

Por fim, se os pais e escola interagem, considerando sempre as causas dos conflitos e dificuldades do aluno, certamente eles encontrarão juntos soluções que favoreçam a família, os educadores, a instituição escolar e, principalmente, os discentes.

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