Confira os 

Conteúdos

Como os valores Franciscanos transformam a educação de crianças e adolescentes  

São Francisco de Assis é conhecido mundialmente! Ele tem diversos títulos: patrono da Ecologia, Irmão Universal, Protetor dos animais, Pobre de Assis etc., e sua vida é cheia de valores evangélicos que se tornaram valores franciscanos para toda a humanidade.

É possível identificar um religioso franciscano ou um devoto pelas vestes, pela saudação de Paz e Bem ou pela atitudes solidárias para com o outro, porque o Santo de Assis deixou um grande testemunho de amor a Deus e ao próximo.

Logo, os valores franciscanos são um bem para toda pessoa humana e refletem na sociedade de maneira positiva. Agora, imaginemos esses valores aplicados à educação, ajudando crianças e adolescentes em sua formação integral! Quanta diferença!

Entendamos melhor sobre a contribuição do franciscanismo para a formação de um ser humano melhor neste post! Confira.

A riqueza dos valores franciscanos

Antes de tudo, quem foi São Francisco? Esse santo nasceu na Itália entre os anos 1181 e 1182, em uma família rica e católica. Seu nome de batismo era Giovanni, mas seu pai, após uma viagem à França, mudou para Francisco em homenagem àquela terra.

Não sabia o pai que não apenas a França seria homenageada com o nome de Francisco, mas muitos meninos, meninas e até o Papa Francisco, por causa das qualidades que o pobre de Assis espalhou entre os homens, na Igreja e por onde ele passou.

Mas que qualidades são essas? Inúmeras! Francisco abraçou a causa do Evangelho na totalidade. Uma de suas imagens mais conhecidas, é ele pisando o globo terrestre, que simboliza a vitória sobre as três grandes tentações da humanidade: o poder, o prazer e o possuir! 

E essa vitória se deve à profunda experiência que ele teve com Deus na juventude, quando deixou tudo para viver o amor ao crucificado, em pobreza absoluta, desapego total de si e o amor às criaturas. Sua vida é um exemplo extraordinário de comunhão com Deus e com a criação. 

Conheça os valores franciscanos para a educação

Então, São Francisco não foi professor, nem escreveu sobre educação? Não! Mas sua vida inspira valores fundamentais para a vida. Ele é o fundador dos franciscanos e seu legado espiritual nos ajuda a ver a educação sob uma nova ótica, com valores que ajudam na formação de uma sociedade mais justa.

Segundo a Antropologia Cristã, o ser humano é chamado a ser responsável pela dignidade de todos e em todas as esferas: individual, coletiva, planetária e transcendental. Logo, valores éticos e morais são indispensáveis no processo educacional, principalmente hoje diante de tanto relativismo!  

Sendo assim, os valores franciscanos são uma inspiração, um conteúdo fundamental que faz a diferença na vida dos professores e dos alunos em vista da construção de um ser humano responsável, engajado e protagonista das transformações sociais.

Características dos valores franciscanos

Confira as principais características (porque há muitas outras) que fazem de São Francisco e do franciscanismo um carisma tão conhecido e inspirador para a educação e as ações sociais:  

  • #Fraternidade: a fraternidade franciscana vem da compreensão de que Deus é Pai e as pessoas são seus filhos e, portanto, irmãos entre si. Esse entendimento muda as relações e gera fraternidade, quebra barreiras e aproxima as diferenças. 
  • #Partilha: Francisco de Assis inaugurou um elemento novo na vida social de sua época: a partilha como uma forma de viver a pobreza, associada ao desapego a coisas materiais e à valorização da pessoa, combatendo toda opressão social e econômica das estruturas de poder.
  • #Trabalho: Francisco de Assis desenvolveu com seus irmãos o trabalho justo, para a subsistência da Ordem, sem semear competições, nem explorar ninguém. Essa atitude não estava ligada a partidos políticos, mas ao Evangelho que dá a todos o mesmo direito. 
  • #Justiça: nos valores franciscanos, a justiça está ligada à prática do bem. Deus é o Bem por excelência e a justiça se manifesta, portanto, na busca pela verdade, pela prática do bem com atitude ética. Não há justiça sem ética!
  • #A paz: a paz é o grande objetivo das práticas franciscanas. Porém, ela não é um sentimento individual, mas uma busca conjunta, de um povo que tem o mesmo objetivo. A paz envolve respeito ao outro em todos os sentidos, nos faz solidários e nos posiciona a favor de uma cultura de paz, sem ofensas e contra a guerra. 

A educação é formada por valores!  

Com certeza, é clara a contribuição dos valores franciscanos para a formação da pessoa humana hoje! E por que não sonhar com as nossas crianças e adolescentes crescendo como pessoas capazes de praticar a fraternidade, a partilha, o trabalho, a justiça e a paz em qualquer ambiente em que estiverem?

Isso pode até parecer utopia e realmente nenhum sistema de ensino garante 100% de sucesso no acompanhamento de ninguém, mas pelo menos faz uma grande diferença a educação pautada em valores que a corrupção não corrói com facilidade.

Assim, quando o aluno, desde cedo, tem contato com um ambiente que transmite valores dessa natureza, com compromisso e ações concretas, o sonho se torna realidade! Acontece, então, uma educação transformadora capaz de deixar um legado para outros.

Logo, a educação, baseada em valores franciscanos, forma para a autonomia, porque não se deixa escravizar por situações opressoras; humaniza o educando, porque o aproxima do outro e ergue profissionais que se preocupam consigo e com o outro na mesma medida. 

Para terminar, vale lembrar de um dos poemas mais belos de São Francisco em que ele fala sobre a irmã sabedoria! Ele pode não ter sido professor, mas conheceu o valor do conhecimento e compartilhou essa preocupação com seus irmãos: 

Sigamos a sabedoria!

Salve, rainha sabedoria, o Senhor te guarde por tua santa irmã, a pura simplicidade!

Senhora santa pobreza, o Senhor te guarde por tua santa irmã, a humildade!

Senhora santa caridade, o Senhor te guarde por tua santa irmã, a obediência!

Santíssimas virtudes todas, guarde-vos o Senhor, de quem procedeis e vindes a nós!

Não existe no mundo inteiro homem algum em condições de possuir uma de vós, sem

que ele morra primeiro.

Quem possuir uma de vós e não ofender as demais a todas possui;

e quem a uma ofender nenhuma possui e a todas ofende.

E cada uma por si destrói os vícios e pecados.

Projeto sobre inclusão social

O trabalho com projeto pedagógico tem uma grande e fundamental contribuição no processo de ensino-aprendizagem! Ele possibilita ao estudante vivenciar, de forma inovadora, diversos aspectos

Ler mais