Confira os 

Conteúdos

Lista de material escolar: o que o seu filho realmente precisa em cada fase

A quem pense que o Natal encerra todos os presentes do ano, mas se engana! Na cabeça dos pais e para a alegria das crianças, o material escolar é o carro chefe de dezembro até começarem as aulas no novo ano!

Mas para ajudar nessa corrida em busca do que comprar de material escolar, trazemos algumas dicas importantes! Vale a pena conferir, sempre há uma informação nova ou algo que a gente sempre esquece na hora de escolher o que e onde comprar! 

Material escolar é necessário mesmo?

O material escolar é um recurso importante para tornar o aprendizado mais prazeroso, mesmo porque assimilamos pouco através da fala dos professores, porém, quando colocamos a mão na massa, tudo é diferente e não esquecemos com facilidade.

Logo, a escola utiliza o material escolar com diversos objetivos: aplicação de atividades, pesquisas, trabalhos etc. e, dependendo do projeto da escola, a lista de material escolar muda para se adequar aos objetivos da aprendizagem.

E mesmo que a escola seja bem tecnológica, adaptada ao uso de tablets e notebooks, ainda assim, alguns materiais são indispensáveis, como o caderno, o lápis, jogos educativos entre outros. Por isso, o material escolar faz sentido e merece nossa atenção.

No entanto, junto com a atenção, os gastos e o investimento, vem o zelo que a criança deve aprender desde pequena, tanto para conservar o material escolar como para doar ou realizar um troca por outro material. O cuidado também é uma forma de sustentabilidade.

Então, que tipo de material escolar não pode faltar?

Sendo o material escolar algo inevitável e necessário, o que realmente não pode faltar na lista e o que a escola não pode exigir? 

Materiais indispensáveis: 

  • Caderno ou fichário – eles servem para anotações e arquivamento de atividades. Lembremos, também, que a escrita é parte do processo de apropriação do saber e não se substitui pelo uso do computador ou das teclas do celular.
  • Mochila – esse item faz parte do material escolar é motivo de muita festa! É importante escolher pela qualidade, pelo tamanho e se ela tem compartimentos para organizar os materiais, observe se as rodinhas funcionam bem para ajudar no deslocamento da criança. 
  • Estojo – ele também entra na lista dos desejos no material escolar. Da mesma forma que a mochila, procure um produto de qualidade e preencha com os materiais necessários, sem exageros.
  • Livros didáticos – o livro é fundamental, ele é o companheiro de todas as horas e cada escola adota o seu e coloca na lista de material escolar. É importante pesquisar bem o valor e encontrar as melhores formas de pagamento.
  • Agenda – essa é a segunda pele do aluno! Ela diz tudo o que acontece de bom, ruim no dia a dia do estudante. Então é indispensável! Procure uma que não descole rápido, nem perca as páginas com facilidade, caso a escola não personalize.

Claro que existem outros materiais, fora os que citamos acima, adequados à idade e ao ano escolar da criança. Por isso, é bom ficar atento à lista de material escolar e se houver dúvidas, converse na escola sobre a real necessidade de algum produto.

Atenção! Quais são os materiais que a escola não pode exigir?

De acordo com o Procon, os colégios só podem solicitar materiais que serão utilizados em exercícios pedagógicos e de uso pessoal, em quantidade coerente e sem restrição de marca.

Além disso, segundo a Lei 12.886/2013, a escola também não pode cobrar taxas referentes a despesas com água, luz, telefone, impressão e fotocópia. O único material que a escola pode exigir determinada marca são as apostilas.

Saiba alguns itens que são proibidos no material escolar:

  • Materiais de higiene pessoal;
  • Materiais de limpeza;
  • Álcool hidrogenado, em gel ou líquido;
  • Carimbo; 
  • Toner de impressão;
  • Pratos, copos e talheres descartáveis;
  • Grampeador e grampos;
  • Caneta para lousa e giz branco ou colorido;
  • Medicamentos ou materiais de primeiros socorros;
  • Sacos de presentes.

Economizar é a melhor coisa nesta hora 

Selecionamos algumas sugestões para economizar com o material escolar. Primeiro, faça pesquisas, incluindo as lojas onlines. Há casos em que a escola faz parceria com alguma papelaria e já ajuda. Se não, procure informação com outros pais. 

Segundo, com as pesquisas, compare os preços! Inclusive, as compras onlines permitem essa comparação sem sair de casa, oferecem maior parcelamento e praticidade. Normalmente, os livros já têm endereço certo para a compra, mas procure outras opções. 

Depois, não compre nada supérfluo porque durante o ano haverá outras despesas com educação que não constam na lista de materiais. Às vezes, o barato sai caro, alguns materiais pedem um investimento de qualidade, como a mochila e o tênis, por exemplo.

Por fim, conserve o material escolar para uma possível troca, venda ou doação. Ensine seus filhos a cuidarem de tudo e desperte o senso de responsabilidade pessoal e social neles. 

Do mais, curta cada etapa, invista tempo e afeto na educação dos seus filhos e conte com o Colégio Santa Clara nesta trajetória de descobertas e aprendizagem.

Que tal um passeio sem sair de casa? https://santaclarago.com.br/estrutura/

Projeto sobre inclusão social

O trabalho com projeto pedagógico tem uma grande e fundamental contribuição no processo de ensino-aprendizagem! Ele possibilita ao estudante vivenciar, de forma inovadora, diversos aspectos

Ler mais