Confira os 

Conteúdos

Por que os anos iniciais no Ensino Fundamental são tão importantes?

O ensino fundamental é uma etapa importantíssima na trajetória escolar das crianças. O próprio termo revela isso ‘fundamental’, ou seja, é a base, o alicerce, o fundamento para levantar uma construção sólida para a vida toda.

Por isso, essa etapa envolve a participação de muitos atores! Cada um tem um papel vital no desenrolar desse roteiro, cujo centro das atenções é o(a) estudante. E como é bom assistir ao crescimento integral desse aluno(a)! É uma dádiva divina!

Mas vamos definir melhor o que significa o ensino fundamental, de forma específica, os anos iniciais. Então, você que é educador, pai, mãe, que tal ter uns esclarecimentos sobre esse assunto? Veja o que preparamos neste post.

O que significa ensino fundamental

Sua criança sai da educação infantil cheia de energia para iniciar uma nova fase na escola: o ensino fundamental. Ela agora tem a duração de 9 anos, é a etapa mais longa da Educação Básica, podemos dizer que essa fase é a ‘menina dos olhos da educação’.

Isso porque, no ensino fundamental, crianças e adolescentes passam por diversas mudanças, sejam físicas, afetivas, sociais, emocionais, cognitivas etc. e essas transformações são percebidas e acompanhadas pelos pais e a escola. 

O ensino fundamental anos finais, por exemplo, quando a criança entra na adolescência, é um momento forte de aprendizagem em que ela enfrenta desafios mais complexos, aprofunda o mundo das letras e dos números, depara-se com diversas áreas de conhecimento, passa a ter vários professores e mais relacionamentos com os colegas.

Tendo em vista todas essas mudanças, o ensino fundamental é uma etapa muito importante, que precisa de atenção, participação, uma boa escola, um acompanhamento constante e principalmente muito diálogo com o(a) aluno(a), os pais e a escola.

Anos iniciais do ensino fundamental

O ensino fundamental anos iniciais começa aos 6 anos e se estende até os 10 aproximadamente. 

A criança sai da educação infantil para ser alfabetizada e letrada, ou seja, não apenas aprender a ler e a contar, mas fazer uso da língua e do conhecimento em diversas situações da vida. Logo, essa passagem é singular e marcante na vida dela. 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) alerta sobre a valorização das situações vivenciadas pela criança  antes. Isso significa o respeito à sua história, ao seu aprendizado para que aconteça um desenvolvimento progressivo na construção de novos conhecimentos.

Sem contar que, nos anos iniciais, acontecem mudanças significativas que refletem nas relações da criança consigo mesma, com o outro e com o mundo. Veja só: 

  • A autonomia começa a se firmar; 
  • Sua visão de mundo cresce; 
  • A linguagem amplia, ela mesma começa a desbravar o mundo através da leitura e da escrita; 
  • A identidade se afirma com a ajuda do coletivo e ela começa a descobrir suas capacidades e limitações! 

No campo cognitivo: 

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como base a leitura da escrita e do cálculo; 
  • A compreensão do ambiente natural e social, da tecnologia, artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; 
  • A capacidade de aprendizagem, no que se refere à aquisição de conhecimentos, habilidades e valores; 
  • O fortalecimento dos vínculos de família, os laços de solidariedade humana e o respeito entre os pares na vida social

Todos esses itens acontecem ao mesmo tempo! Dentro e em torno da criança sem que os pais percebam às vezes, mas é bonito assistir ao misterioso caminho do crescimento que tem a educação como um de seus grandes instrumentos.

Filhos e pais no ensino fundamental

O foco do ensino fundamental anos iniciais divide-se entre a alfabetização nos dois primeiros anos e a iniciação a outros assuntos ligados à ciência, artes, relações sociais, conhecimento do mundo etc., favorecendo a ampliação do conhecimento de forma gradativa para que o aluno chegue ao ensino fundamental anos finais com tranquilidade.

Mas há uma parceria valiosa nesse caminho: a presença dos pais junto aos seus filhos. De que forma os pais colaboram com o crescimento da criança? Será preciso ‘pegar no pé deles’ logo cedo para estudar? Veja algumas dicas práticas que ajudam: 

  • #Apresente ao seu filho o prazer da leitura 

A criança, no ensino fundamental, tem mais contato com as letras, palavras, pequenos textos e quanto mais esse contato for prazeroso, melhor! Então, aproveite tudo que a escola enviar e selecione leituras rápidas, com temas atrativos para estimular esse processo. 

  • #Incentive o hábito de estudar um pouco por dia

Incentivo é tudo no início dos estudos! Os pequenos não têm noção de responsabilidade ainda, mas podem aprender a não atrasar as tarefas, fazer direito, não deixar rasuras etc. e isso é estudar e organizar-se a cada dia.

  • #Participe do momento de estudo

A presença de um dos genitores é motivadora para a criança no ensino fundamental! Ela entende que não está sozinha, que estudar é importante e assim se envolve mais rápido. Então, fique por perto, faça elogios, oriente os erros e comemore cada conquista!

  • #Não faça as atividades

Às vezes a vida é mais do que corrida, e os pais não têm paciência de esperar o tempo da criança para fazer as atividades, mas lembre-se de que educação acontece passo a passo. Então, não faça a tarefa por ela! Deixe-a errar e acertar! Isso é fundamental.

  • #Participe da vida escolar

Além das dicas acima, outra que ajuda a criança no ensino fundamental é a participação dos pais na escola através das reuniões, eventos, conversa com a professora, com a coordenação e com outros pais. Essas relações afinam objetivos e corrigem erros.

  • # Sempre converse com seus filhos

Conversar e ouvir são instrumentos poderosos no processo da aprendizagem. Isso acontece em sala de aula, mas, principalmente, em casa. Por isso, pergunte, estimule a opinião de seu filho(a), dialogue sobre as dificuldades, escute suas experiências escolares.

A escola certa para os Anos Iniciais

Agora, o ensino fundamental pede uma escola preparada à altura! Por isso que o Colégio Santa Clara é o lugar certo para seu filho começar a construção de um alicerce sólido para sua vida, suas relações e seu  futuro como cidadão e filho de Deus.

O Colégio Santa Clara favorece: 

  • O cultivo dos valores evangélicos e franciscanos;
  • A integração social solidária entre família, escola e comunidade através de diversos projetos solidários;
  • O incentivo à iniciação científica, despertando o espírito criativo e investigativo dos alunos;
  • O desenvolvimento de aptidões físicas, criativas e recreativas por meio dos esportes, apresentações culturais, seminários, viagens pedagógicas, confraternização e espiritualidade;
  • Atividades que visam incentivar desde cedo a formação para leitura, escrita, raciocínio lógico, interpretação e comunicação através de produção textual.

Tudo visando a integração de teoria e prática, com o objetivo de estimular o crescimento integral da criança! No Colégio Santa Clara, a educação é levada a sério em cada etapa. E as crianças e suas famílias encontram a atenção e o apoio necessário que precisam.

Nosso projeto educativo tem por base o amor e o profissionalismo! Venha nos conhecer!

Projeto sobre inclusão social

O trabalho com projeto pedagógico tem uma grande e fundamental contribuição no processo de ensino-aprendizagem! Ele possibilita ao estudante vivenciar, de forma inovadora, diversos aspectos

Ler mais