Confira os 

Conteúdos

Chat GPT e Escola: os desafios da educação!

Você conhece o Chat GPT? É mais uma ferramenta que a tecnologia digital desenvolveu e está famosa nos ambientes escolares. 

Sem dúvida, a tecnologia digital chegou para ficar. Ela está presente em todos os setores da vida e da sociedade; ela organiza empresas, faz as máquinas trabalharem; movimenta o mercado financeiro; conecta pessoas e interliga o mundo em tempo real etc.

Como também impacta a educação, as escolas e a sala de aula. Em se tratando de educação, a tecnologia é fundamental para trazer melhorias de dinamismo às atividades dentro e fora da sala de aula. 

No entanto, nem tudo são flores, e o uso de sistemas digitais impõe alguns desafios aos alunos e profissionais da educação, entre eles o uso do Chat GPT. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura.

O que é o Chat GPT?

Ele é um robô virtual que responde perguntas, compõe canções, escreve artigos científicos sobre determinado tema, resolve problemas matemáticos, desenvolve códigos de programação, dá sugestões para projetos, questões pessoais etc. Apesar de não emitir opiniões pessoais!   

Esse sistema foi criado pela empresa norte-americana OpenAI, fundada em 2015. Para executar com maestria suas atividades, o Chat é abastecido com um volume muito grande de textos e informações disponíveis na internet e treinado por técnicas de aprendizado de máquina.

O modelo de linguagem usado dá ao robô a capacidade de prever palavras e frases que são escritas em um contexto específico a partir das perguntas ou dos comandos realizados. Dessa forma, ele entrega conteúdos prontos a partir de apenas uma pergunta.

Como o Chat GPT influencia a educação?

O fato de o Chat GPT ser capaz de realizar tantas atividades faz dele uma ferramenta muito utilizada com benefícios e malefícios, principalmente na área da educação. Entre os benefícios está a facilidade de encontrar um material de pesquisa, o ruim é quando o aluno não se esforça para escrever e copia tudo da inteligência artificial.

Não é à toa que algumas escolas dos Estados Unidos proibiram o uso da ferramenta, porque o estudante deixou de fazer seu trabalho e delegou tudo ao Chat GPT, isso prejudica o desempenho do aluno em todos os sentidos. 

A ferramenta está longe de ser perfeita, mas ela ajuda em diversas situações, como: 

  • Debates em sala de aula – o professor pode solicitar o uso do Chat GPT aos alunos para identificar palavras-chave sobre determinada temática para realização de um debate em sala de aula.
  • Alunos podem encontrar ajuda com novos temas – Chat pode apresentar conteúdos que ajudem a desenvolver um determinado tema. Desta forma, ampliando a pesquisa, mostrando informações novas e contribuindo com a escrita.
  • Geração de cenários hipotéticos – essa dica está ligada mais ao professor. Este pode solicitar ao Chat GPT que crie cenários hipotéticos para que os alunos entendam certos conteúdos. Isso aproxima o conteúdo através da realidade virtual.

Por outro lado, há os perigos constantes no uso do Chat GPT. Os mais comuns são: 

  • Trabalhos acadêmicos plagiados – como a ferramenta cria textos coerentes e bem escritos, então é difícil saber quem escreveu! O ideal é conhecer o aluno, trabalhar a ética na escrita e monitorar a produção textual.
  • Comprometimento do desempenho dos estudantes – outro problema é o vício no uso da ferramenta! Isso pode comprometer o desempenho dos alunos, a capacidade de raciocínio, as descobertas pessoais e a consulta em livros e textos confiáveis.
  • Afeta a formação do pensamento crítico – com a facilidade de encontrar respostas para todas as demandas acadêmicas, há o comprometimento no processo de produção de cada aluno. Uma vez que a ferramenta tem “pensado” por ele. Logo, não há conflito, não há questionamento, nem formação de opiniões, muito menos confrontos socioemocionais que mudem o comportamento do aluno em algum aspecto.

O uso da tecnologia digital a favor da educação!

O Chat GPT é apenas mais uma ferramenta no vasto campo da tecnologia digital. Na verdade, a maioria das escolas oferecem recursos tecnológicos aos seus alunos como um auxílio no processo de aprendizagem e isso tem efeitos positivos.

E não poderia ser diferente, porque os recursos tecnológicos estão presentes em todos os espaços! Isto têm levantado um novo perfil de profissional no mercado, logo a escola precisa se atualizar e inserir seus alunos dentro dessa realidade.

Por isso, o Colégio Santa Clara dispõe de projetos educativos na área da tecnologia digital tanto para orientar como para educar seus alunos a respeito do uso correto e responsável da ferramenta.

Trabalhamos com o laboratório de informática e robótica com o objetivo de fomentar novas descobertas! Aqui introduzimos o aluno no mundo da tecnologia de forma bem proveitosa através de métodos inovadores na aplicação de conteúdos com ajuda de plataformas digitais adequadas para cada etapa.

Por fim, colocamos à frente de todo o processo valores sólidos que respeitam a vida, a família e colaboram com as mudanças na sociedade. Que tal acreditar conosco nesse estilo de vida? Venha nos conhecer, visite nosso site, estamos à disposição. 

Você conhece seu filho(a)? Leia: Escola e Família: uma parceria cada vez mais fundamental para o diagnóstico precoce!